O Eimep 2024 foi encerrado com uma grande confraternização abrangendo participantes e trabalhadores espíritas.
No primeiro momento, denominado de “Integração entre áreas”, houve uma dinâmica de grupo conduzida pela Coordenadoria da Família (Cofam), envolvendo os diversos tipos de família. Foi um momento de pura emoção que ficará marcado no coração de todos os presentes.
Logo depois do intervalo, a solenidade oficial foi conduzida pelas coordenadoras de Arte, Jucimara Passos e Jordânia Modesto.
Jucimara Passos começou com o agradecimento a Deus e a todos que colaboraram com a organização do evento, como ao IFPA, na pessoa do diretor geral, Hélio Lameira de Almeida, e a professora Vanessa Melo; à Cruz Vermelha; Mocidade Espírita Legião do Bem (Melb); Banda Somart; grupo Reviva, Equipe Alegria e produção Dupla Som, além de todos os setores e equipes da UEP, bem como voluntários e participantes.
Logo em seguida, foram apresentados os números do Eimep 2024. Este ano, o encontro contou com a participação de 741 pessoas, sendo 577 inscritos e 164 trabalhadores voluntários, sem os quais seria impossível realizar um evento dessa magnitude. Houve participantes de 65 casas espíritas de18 municípios paraenses e um de fora do Pará.
Como notícia em primeira mão, Jucimara Passos anunciou que este ano o Evangelho Segundo o Espiritismo completará 160 anos e a União Espírita Paraense vai organizar uma grande campanha para espalhar exemplares dessa importante obra da Doutrina Espírita no estado do Pará.
Entre outras novidades, haverá comemoração do aniversário da UEP, a 1ª Mostra de Arte da Coart e abertura de inscrições para quem quer fazer parte da Equipe Alegria, que, agora, será capacitada em várias vertentes da arte.
Depois, houve apresentação das faixas da infância, com a música “Uma florzinha” e uma homenagem a ex-coordenadora da Equipe Alegria, Kátia Barroso, que esteve à frente do grupo por dez anos.
A cerimônia teve dois momentos de prece, a primeira conduzida por Heitor Lacerda e outra cantada pela Equipe Alegria.
Eimep 2025 – Em seguida, foi revelado o tema do próximo Eimep, escolhido a partir de sugestões dos próprios participantes. O anúncio foi feito para coordenadora do Eimep 2024 Iracema Morais. O tema escolhido será “Mediunidade com Jesus.
Para Jucimara Passos “a família foi o nosso norte ao longo deste encontro, cada módulo nos trouxe uma reflexão: sobre as oportunidades de evolução, os laços de amor, indulgência, paciência, caridade e Jesus e assim vamos seguir muito mais fortalecidos”.
A solenidade foi encerrada com a apresentação do grupo Reviva, que nasceu a partir da juventude do Centro Espírita Reviver (12º CRE), sempre embalada fortemente pela arte no contexto evangelizador.
Após o encerramento, a coordenadora do Eimep 2024, Iracema Morais disse que o seu sentimento era de gratidão, primeiramente, porque o tema “Família e Sociedade” trouxe todas as faixas etárias. “E no encerramento, hoje, nós vimos a importância e o movimento amor entre as famílias. Foi muito bom”, declarou.
Sobre o tema do Eimep de 2025 “Mediunidade com Jesus”, Iracema Morais comentou que é um outro tema muito importante para a União Espírita Paraense. “Porque nós vemos hoje o afloramento mediúnico nas faixas etárias infantojuvenis. Então, é um outro desafio nosso que vamos trazer para o Eimep 2025”, concluiu.