O Espiritismo, Doutrina Espírita ou Espiritista ou ainda dos Espíritos é uma ciência de observação fundamentada em ponderações filosóficas e sob a moral cristã. O início desta doutrina de tríplice aspecto (científico, filosófico e moral) dá-se com as pesquisas e trabalhos do pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, que assumiu o pseudônimo de Allan Kardec, em meados do século XIX. O propósito do Espiritismo como ciência prática consiste em estudar as relações que se podem estabelecer com os Espíritos abordando a natureza, origem, destinação destes e das suas relações com o mundo corpóreo.

Obras básicas

As obras básicas, também chamadas de pentateuco kardequiano, são livros que foram criteriosamente codificadas por Allan Kardec a partir de 1857 a 1868, e que trazem em si os fundamentos do Espiritismo explicando à luz da Doutrina dos Espíritos que não existe o que, segundo alguns, chama-se de “sobrenatural”, mas somente o incompreendido e não estudado. As cinco obras que compõem este conjunto são: O Livro dos Espíritos (1857); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864); Céu e Inferno (1865); e A Gênese (1868).  No entanto, Kardec expôs, em O Livro dos Médiuns, que “não nos cabe ser juiz e parte, e não temos a pretensão ridícula de sermos os únicos dispensadores de luz (…)” (p.31).

História

No século XIX, em meio a grandes descobertas e revoluções sociais, ocorriam reuniões, nos deslumbrantes salões sociais europeus, para presenciar o fenômeno das mesas girantes que causavam espanto e curiosidade. Por meio de movimentos de natureza diversa e batidas, os frequentadores das seletas sociedades obtinham respostas aos questionamentos que eram colocados.

Desse modo, o influente educador, Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec),  foi convidado inúmeras vezes para presenciar o fenômeno. O mestre lionês, de pronto, não aceitou o fenômeno, porque a ideia de uma mesa falante, segundo palavras do próprio, “não lhe entrava ainda no cérebro”. No entanto, após criteriosa investigação, Kardec empenhou-se em realizar mais estudos e, em 1856, começou a realizar os primeiros estudos de caráter científico-filosófico sobre as comunicações e que culminariam na codificação do Livro dos Espíritos, primeira das cinco obras fundamentais da Doutrina Espírita; formado por perguntas e respostas. Concomitante à publicação desses cinco livros, houve também a publicação da Revista Espírita (Revue Spirite) que, após o desencarne de Allan Kardec, foi assumida por Pierre-Gaëtan Leymarie a partir de 1869 até a sua partida para o mundo espiritual. 

O Espiritismo continuou a ser difundido e internacionalizado em todos os cantos do mundo. Nomes como Léon Denis, autor de livros como “No Invisível”, “Depois da Morte” e “Espiritismo e Cristianismo”. Além dele Gabriel Delanne, Camille Flammarion estão entre os contemporâneos de Kardec e incentivadores da Doutrina Espírita. Depois de Leymarie outros sucessores assumem até o período da primeira guerra mundial. A revista, após essa época, voltou sob a direção de Jean Meyer, com o apoio de Léon Denis.

Contemporaneamente, a Doutrina dos Espíritos possui diversos representantes estaduais no Brasil e em inúmeros países, de todos os continentes, que fazem parte do Conselho Espírita Internacional. Entre os representante internacionais estão: Deutsche Spiritistische Vereinigung (Alemanha); Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola (Angola);  Confederación Espiritista Argentina (Argentina); Franciscans Spiritist House (Austrália);  Verein für Spiritistische Studien Allan Kardec (Áustria); Union Spirite Belge (Bélgica); Federação Espírita Brasileira (Brasil); Conseil Spirite Canadien (Canadá); Sociedad Amor y Caridad Universal (Cuba); Federación Espirita Española (Espanha); United States Spiritist Council (Estados Unidos); Union Spirite Française et Francophone (França); Grupo Espírita Cristão Despertar (Emirados Árabes Unidos); Unione Spiritica Italiana (Itália); Spiritist Movement Integrative Committee of Japan  (Japão); Consejo Espírita de México (México); Gruppen for Spiritistiske Studier Allan Kardec (Noruega); Allan Kardec Spiritist Group of New Zealand  (Nova Zelândia); Federação Espírita Portuguesa (Portugal); British Union of Spiritist Societies (Reino Unido); Svenska Spiritistiska Förbundet (Suécia) Union des Centres d’Études Spirites en Suisse (Suiça); Asociación Civil Sócrates (Venezuela) e outros.

 

Allan Kardec

Allan Kardec é um pseudônimo (nome alternativo adotado pelos autores) utilizado pelo estudioso pedagogo e racionalista, Hippolyte Léon Denizard Rivail.Francês nascido em Lyon no dia 3 de outubro de 1804, Rivail  foi de  uma família antiga que se distinguiu na magistratura e na advocacia. Ele desempenhou a tarefa de codificar de forma metódica, didática e logicamente organizada os fundamentos da Doutrina Espírita.

Como pedagogo, dedicou 30 anos de sua vida à educação.  Defendia o ensino público e ensinava segundo o método de Johann Pestalozzi (grande pedagogo da época). As concepções do educador estiveram permeadas pelas experiências por ele vivenciadas no Instituto de Yverdon, na Suíça. Tendo intimidade com a língua alemã, traduzia diversos títulos sobre educação e moral. Era membro de várias sociedades como Academia Real de Arras.

Seu conhecimento era permeado por diversas áreas e por conta disso,  ministrou aulas gratuitas de química, física, anatomia comparada na rua de Sèvres, entre 1835 a 1840. Ele também publicou muito livros nesses campos do conhecimento, principalmente voltadaos ao ensino. 

Kardec foi também inventor de técnicas que facilitaram e atraíram os estudantes para o estudo, entre eles, o engenhoso método de contar e um quadro  mnemônico da História de França, que visavam registrar na memória as datas dos acontecimentos de maior relevância e as descobertas que iluminaram cada reinado.  

Na década de 1850 passa a se dedicar à investigação de fenômenos aparentemente sem natureza material que estavam em voga na sociedade parisiense daquela época. Avesso  ao misticismo e supersticiosidade, a princípio encarou os acontecimentos com ceticismo, mas logo lhe chamaram a atenção seus aspectos excepcionais.

A partir de um intenso processo de investigação destes fenômenos, Kardec organizou e sistematizou o que hoje são conhecidas como as obras básicas do espiritismo: O Livro dos Espíritos (1857); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864); Céu e Inferno (1865); e A Gênese (1868). Sua desencarnação foi em Paris em 31 de março 1869. 

 

Imagens: Wikipédia

 

Fonte: 

https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/nascimento-de-allan-kardec/

http://editoracomenius.com.br/index.php?id_product=46&controller=product

https://www.febnet.org.br/ba/file/oqueespiritismo/AllanKardec.pdf

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/139.pdf

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/o-que-e-o-espiritismo.pdf