A programação do 44º Eimep destinada ao público adulto começou, na manhã deste domingo (27), com a magnífica palestra do peruano Luis Hu Rivas, que abordou o tema “Os tempos são chegados”, que teve como facilitadores Lucas Canavarro, Alessandra Sousa e Lena Salgado.
No primeiro momento, Lucas Canavarro fez uma introdução ao assunto, ressaltando que a humanidade tem a necessidade de evoluir intelectual e moralmente. E refletindo sobre o momento atual, levantou uma questão: de que forma a Doutrina Espírita pode nos ajudar a passar por esse período?”.
Em seguida, Alessandra leu a mensagem “Os obreiros do Senhor”, do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e Lena Salgado fez a prece inicial.
Lucas Canavarro, então, deu boas vindas ao palestrante Luis Hu Rivas, que desde os 17 anos de idade, quando conheceu as obras de Allan Kardec, dedica-se aos estudos e à divulgação do Espiritismo, tendo fundado, aos 18 anos, em Lima, o Centro Espírita Amor e Trabalho, que foi a primeira casa espírita do Peru.
Com 22 anos, ele fundou o Centro Espírita Allan Kardec na sua cidade natal, Arequipa. Em 1997, idealizou a criação das Federações Espíritas do Peru e Bolívia e, em 1998, mudou-se para Salvador, no Brasil, onde iniciou o trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, por meio da revista Visão Espírita, que circulou com mais de 100 mil exemplares por todo o Brasil entre outras atividades, inclusive como colaborador da Federação Espírita Brasileira (FEB).
Em sua explanação, Luis Hu Rivas apresentou o resultado de um trabalho de pesquisa, feito com base nas revelações dos espíritos superiores. “Graças à colaboração, lógico, do nosso querido Emmanuel, por meio de Chico Xavier, além de outras pesquisas que a gente foi somando e colocando em forma de infográficos, para entendermos de forma super didática como é esse processo de transição do planeta”, explicou.
Com uma apresentação rica em detalhes e com muitas informações aprofundadas e ilustrações, Luis Hu Rivas abordou os seguintes tópicos: Mundos Habitados (primitivos, provas e expiações, regeneração, felizes e celestes ou divinos); Grandes Ciclos, Pequenos Ciclos, Exilados de Capelas, Ciclo Ariano, As Revelações, “O Último Dia”, “Fim da Transição”, “A nova humanidade” e “Regeneração”.
Para quem perdeu esse momento da programação do Eimep que foi aberta ao público em geral, a UEP informa que a apresentação foi gravada e está disponível no site da União (uep.net.br).
Programação – Já na parte da tarde, o público adulto participou de um momento interativo, por meio da plataforma Zoom, debatendo o tema “Da transição à regeneração”, tendo como facilitadores Fernando Pereira e Marcelo Melo.
Uma das conclusões da troca de ideias é que a mudança de estágio da Terra depende das ações de cada pessoa. Neste momento, não basta apenas orar, é fundamental fazer o bem com ações concretas a favor da coletividade.