Você está visualizando atualmente Encontro espírita debate sobre a importância da evangelização infantojuvenil

Encontro espírita debate sobre a importância da evangelização infantojuvenil


Na noite de sexta (16), aconteceu a abertura do primeiro Encontro Estadual de Dirigentes de Infância e de Juventude (EEDIJ), evento que tem como objetivo reunir dirigentes da infância e da juventude de todo o estado do Pará, com o para debater sobre a importância da evangelização infanto-juvenil espírita. O evento está sendo realizado na União Espírita Paraense, localizada na Avenida Castelo Branco.


O EEDIJ iniciou com um momento musical, em que o grupo Sementes do Amanhã apresentou canções espíritas. Após isso, os participantes assistiram a uma apresentação teatral, que representava o processo de decodificação das obras espíritas realizado por Allan Kardec, desde aquela época até os dias atuais. Depois, a presidente da União Espírita Paraense Beth Abreu falou um pouco sobre a importância do evento. “Quem já está na melhor idade, temos que ter esse cuidado, esse carinho de preparar o futuro da humanidade, o futuro do movimento espírita, por meio da evangelização infantil e da juventude. A rede que se forma é muito grande, que se espalha pelo Pará, pelo Brasil todo, ligando a cada um de nós”, afirmou.


Logo após, deu -se início a palestra da coordenadora nacional da Área de Infância e Juventude do CFN/FEB Miriam Dusi, com o tema “Tendo sido semeado, cresce!”. A palestrante falou sobre a necessidade de semear bons frutos, para que haja uma colheita próspera. “A parábola do semeador que consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cuidadosamente colocada no capítulo “Sedes Perfeitos”, vem nos convidar para a reflexão acerca do poder da semente, o poder do solo, o poder do semeador. Nós todos podemos analisar essa parábola por meio de diferentes prismas e podemos refletir sobre a grandiosidade da essência que nos conecta com a sua mensagem”.


Ainda sobre a parábola, Miriam disse: “Quando analisamos a parábola do semeador sob a ótica da semente, percebemos que Cristo falava de nós, dos nossos corações em plena transformação. E muitos de nós nos vemos exatamente nessa ponte, entre a sombra e a luz, deixar o eu velho, e abraçar o eu novo, deixar o egoísmo para abraçar o altruísmo, deixar a mágoa para abraçar o perdão, deixar o medo para abraçar a coragem. Esse é um ato de coragem por si só”, destacou a palestrante sobre o processo de mudança pessoal.


Além disso, Miriam Dusi também trouxe trechos de obras ditadas por espíritos que abordavam o papel do jovem espírita no processo de regeneração do planeta. “O trabalho na evangelização espírita exige preparo, cuidado, orientação doutrinária, metodológica, relacional, organizacional. Além de critério e estudo, pois nós estamos cuidando de vidas e orientando vidas para que sejam felizes. E esses espíritos reencarnaram confiando em vocês”, finalizou.


A palestra da noite reuniu aproximadamente 200 pessoas. O evento ainda contará com oficinas, mesa redonda e salas temáticas, e se estenderá até o domingo (18).