No momento, você está visualizando Eimep 2025: UEP abre inscrições em evento sobre Mediunidade, em Belém, neste domingo (10)

Eimep 2025: UEP abre inscrições em evento sobre Mediunidade, em Belém, neste domingo (10)

Encontro Intensivo do Movimento Espírita Parense será realizado em março de 2025 no IFPA

A União Espírita Paraense (UEP) abriu inscrições ao 47º Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense (47º Eimep), a ser realizado de 1º a 3 de março de 2025, na sede do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), em Belém. A abertura das inscrições (que podem ser feitas no site da União: https://uep.net.br/) ocorreu neste domingo (10) e foi anunciada por Heitor Lacerda, vice-presidente da Diretoria Executiva da UEP, durante o evento “A Mediunidade como Recurso para a Conquista da Paz”, no Hotel Sagres, no bairro de São Brás. O Eimep reunirá trabalhadores de casas espíritas e familiares e terá uma programação com eventos para crianças, adolescentes, jovens e adultos com foco no tema central “Mediunidade com Jesus”.

Em consonância com o tema do Eimep 2025, a Coordenadoria de Atividades Mediúnicas da UEP (Coame) promoveu neste domingo a palestra “A Mediunidade como Recurso para a Conquista da Paz”, a qual foi proferida pelo trabalhador e médico espírita Alberto Almeida. O evento integrou as ações de preparação de trabalhadores de casas espíritas para o Eimep 2025.

A mediunidade, como ressaltou Alberto Almeida, configura-se como uma faculdade desde todos os tempos da humanidade, porém, com o Espiritismo ganhou uma metodologia específica a partir do enfoque específicado dado aos ensinamentos de Jesus Cristo. Esse processo se deu mediante o próprio fenômeno mediúnico, que propiciou a codificação das orientatações dos espíritos, tarefa essa empreendida pelo educador francês Allan Karec no final do Século XIX. Como frisou Alberto Almedia, todo ser humano apresenta esse fenômeno, uns de forma sutil (intuição e inspiração forte)e outros de forma ostensiva (bem mais caracterizada, com efeitos potentes).

No caso do médium ostensivo, o espírito para se manifestar mediante a comunicação mediúnica necessita do corpo de uma pessoa (médium), a qual, de acordo com a proposta espírita, é treinada para essa ação com ênfase na prática do bem, com base nos princípios da Doutrina Espírita sintonizados com os ensinamentos do Cristo.

Oportunidade

“Os médiuns participam da construção da paz para o mundo e para a sua própria paz por meio da mediunidade, de vez que ela é um processo de autoiluminação, em que no transe mediúnico, nessa experiência vivencial, o médium passa por toda uma reforma íntima de valores, sentimentos e ações, uma transformação interior, e daí contribui com a evolução dos espíritos com os quais se comunica”, pontua Alberto Almeida.

No contato com os espíritos menos evoluídos, o médium trabalha suas imperfeições (agresssividade, rancor, ciúme e outras) e ao mesmo tempo aquelas de quem se manifesta na comunicação mediúnica, num processo de ajuda mútua a partir da reforma íntima. Com os espíritos mais evoluídos e superiores, o médium potencializa suas virtudes. Assim, modifica-se para melhor a psicosfera da Terra, um planeta em fase de transição de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração.

“O mundo é resultado das nossas irradiações”, enfatizou Alberto Almeida, no sentido de que a paz interior que se consegue tem influência direta no mundo exterior. O tema da vivência da mediunidade com Jesus será amplamente trabalhado por evangelizadores e orientadores espíritas junto a públicos em faixas etárias diferenciadas ao longo do Eimep 2025. Informações sobre o evento podem ser obtidas na sede da UEP, na rua Oswaldo Cruz, 45, com a avenida Presidente Vargas (contato:3223-4082) ou pelo site https://uep.net.br.