Começam, nesta sexta-feira (18), às 18h30, no Centro Espírita Allan Kardec, o XX Conviver e o XII Encontro de Trabalhadores Espíritas (Entrecres), tendo como tema central “Jesus, Eu e a Mediunidade”.
Reunindo jovens e trabalhadores espíritas, é a primeira vez que os dois eventos são realizados simultaneamente. A organização é do 6º e 12º Conselhos Regionais Espíritas e CRE Embrião de Mosqueiro.
O objetivo do Conviver é promover a integração dos jovens participantes, para fortalecer seus vínculos pessoais e doutrinários, e contribuir para que a atuação deles seja proativa e consciente diante do Movimento Espírita e, principalmente, diante da vida.
Já o Entrecres tem a finalidade de promover a unificação das Casas Espíritas de abrangência dos CREs promotores do evento, também com vistas ao fortalecimento do Movimento Espírita no Pará.
A presidente do 6º CRE, Cláudia Negrão, informou que os temas do Conviver e do Entrecres são escolhidos pelos próprios participantes, por meio de votação, ao final de cada encontro. “Como, este ano, os eventos serão realizados conjuntamente, decidimos deixar um único tema para ambos”, explicou.
Segundo Cláudia Negrão, tudo está sendo organizado com muito cuidado e carinho por todas as equipes. “Jovens e trabalhadores podem esperar encontros de muito esclarecimento e fraternidade, onde eles possam desenvolver o sentimento real de convivência com alegria e entusiasmo e aprender e crescer uns com os outros”, disse a presidente do 6º CRE.
Sobre a expectativa em relação ao número de participantes, Cláudia Negrão contou que a mobilização foi intensa por parte dos CREs para alcançar o maior número de jovens e trabalhadores nos dois eventos. “Em anos anteriores, o Conviver já alcançou a participação de mais de 250 pessoas entre jovens e colaboradores. Então, nós estamos trabalhando para a gente alcançar próximo disso e que os participantes sejam a maioria”, comentou.
Programação – A abertura contará com dramatização da Equipe Sorriso, seguida de roda de conversa com os facilitadores Edinaldo Calixto e Ranier Rocha e mediação de Afonso Mota.
A programação do Conviver continuará no sábado (19) e domingo (20) com diversas atividades divididas por faixa etária. Já o Entrecres se estende somente até o sábado (19), tendo como facilitadores Fernando Pereira e Léia Konno.
Durante os três dias, o tema do Conviver “Jesus, eu a Mediunidade” será debatido por meio dos seguintes subtemas: “Histórico e Curiosidades sobre a Mediunidade”, “Mediunidade à Luz do Espiritismo”, “Autoconhecimento para a Prática Mediúnica”, “Indícios da Mediunidade – Estigmas e Preconceitos”, “O Jovem e a Mediunidade” e “Mediunidade com Jesus nos Dias de Hoje”.
Além do conteúdo teórico, a organização dos eventos vai garantir lanche e almoço aos participantes e jantar e café da manhã para os que forem pernoitar no local do evento. Para garantir tudo isso, todos os participantes e colaboradores pagaram uma taxa de inscrição no valor de R$ 25,00.
Serviço: O Centro Espírita Allan Kardec fica na Rua Esperanto, 270, Marambaia. O credenciamento dos participantes poderá ser feito na sexta-feira (18) das 17h às 18h30 e no sábado (19) das 8h às 9h. Informações: (91) 98905-4866.