Momentos de muita alegria marcaram, neste sábado (10), o primeiro dia do 46° Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense (Eimep 2024), que está acontecendo no IFPA, sob coordenação da União Espírita Paraense (UEP), tendo como tema “Família e Sociedade”.
Os participantes entraram e saíram do IFPA com muita música e animação proporcionada pela Equipe Alegria, que é formada por jovens de diversas casas espíritas do Pará. “Eles fizeram acontecer desde a recepção aos participantes e vão passar o evento todo aqui dando essa luz, essa energia, essa alegria para todo mundo”, disse a coordenadora de Arte da UEP, Jucimara Passos. “Estou muito feliz com o resultado a começar pela Equipe Alegria que retomou as atividades e agora sim nós pegamos a energia da Equipe Alegria anterior à pandemia”, comemorou.
Sobre a abertura oficial do Eimep 2024, no final da tarde, Jucimara Passos disse que foi extremamente importante levar as músicas referentes ao tema “família”, a dança espírita envolvendo essa temática e encerrar com chave de ouro com a banda Somart. “Então, a arte está presente nas salas, na música, no tema em si e a gente está muito feliz com isso. Sentindo que a arte também é um recurso que a gente usa para a divulgação da doutrina espírita”, concluiu.
A cerimônia contou ainda com apresentações de 21 bailarinos da Mocidade Espírita Legião do Bem, grupo fundado em 1950 que é destaque no trabalho com Dança Espírita com crianças e jovens.
Na apresentação o grupo dançou as músicas “Nova Viagem”, do Gan; “Família é o lugar”, do Grupo bem; e “Família, ninguém vive só”, Cacá Rezende, sempre intercalado por frases sobre o tema deste ano do Encontro. As famílias também foram convidadas as fazer parte das coreografias junto com os bailarinos.
O vice-presidente da UEP, Heitor Lacerda, também avaliou o primeiro de atividades, lembrando um pouco da história do Encontro, que começou na década de 1970. “O Eimep foi um grande avanço do Movimento Espírita Paraense no sentido de aproximação, principalmente de despertar nas pessoas a importância de conhecer a Doutrina Espírita e vivê-la”.
Ele contou que surgiu em 1979 e está na sua 46º edição. “Ao longo dos anos, ele tem servido para solidificar o conhecimento e o entendimento doutrinário, a união dos espíritas e a divulgação da Doutrina Espírita com toda a clareza e firmeza que deveria ter”, disse.
Heitor Lacerda observou, no entanto, que há uma diferença nos eventos pós-pandemia. “O Eimep é completamente diferente. A pandemia mudou tudo. Nós temos que entender que o mundo não é mais o mesmo depois da pandemia. Então, nós estamos reconstruindo, reconquistando espaço e aprendendo novamente e isso tem sido muito gratificante para todos nós”, afirmou.
Família – A psicóloga e integrante de Coordenadoria da Família (Cofam-UEP), Denise Eiró, presente no Encontro, destacou que a Doutrina Espírita ensina que “a família é uma bênção, porque esse processo de reencarnação (segundo a doutrina, o espírito nasce e renasce na Terra para se aperfeiçoar) precisa de um acolhimento, de um espaço que possa receber esse reencarnante, e, considerando que o objetivo principal da encarnação é fazer com que nós nos tornemos melhores, a família tem uma contribuição enorme”.
“Aquilo que for promovido de bom, do bem, dentro do ambiente familiar, certamente repercutirá numa sociedade mais justa, mais fraterna, mais igualitária, mais feliz”, enfatiza Denise Eiró. Em quatro dias de programação, aspectos da família serão trabalhados por orientadores e participantes do Eimep, que reúne 700 pessoas.
Programação – Neste domingo (11), a partir das 8h30, o tema “Eu e minha família” será abordado. Logo depois, será a vez de “Família e Sociedade”. Será realizado o seminário virtual “A Parentela Corporal e a Parentela Espiritual”, a partir das 17 horas. Na segunda (12), às 8h30, será trabalhado o tema “A paz em família: superando desafios da convivência”. Em seguida, “Jesus e a família: relações familiares saudáveis”. Às 17 horas, seminário virtual sobre “Eu e minha família”. Para terça-feira (13), haverá atividade de integração entre os participantes nas diversas faixas etárias, e, logo depois, seminário virtual cerimônia de encerramento.
A transmissão dos seminários virtuais será feita pela TV UEP (youtube.com/tvUEP)