Evento reúne público de todas as idades no IFPA, até terça (21).
Como tem sido a minha relação com os ensinamentos legados por Jesus Cristo e como me proponho a mudar o meu modo de falar e agir com as pessoas a partir do que aprendo com o Cristo?
Com essa proposta de reflexão acerca da mensagem de amor de Jesus, à luz da Doutrina Espírita, foi aberto, neste sábado (18), em Belém, o 45º Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense (45º Eimep).
O evento, nos formatos presencial e virtual, reúne cerca de 600 participantes e ocorre na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no bairro do Marco, até a terça-feira (21).
A partir do tema central “Eu e Jesus”, o Eimep contou, neste sábado, com o credenciamento dos participantes; acolhida com música, em que jovens reuniram-se para cantar de mãos dadas em uma grande roda fraterna e, em seguida, saíram cantando em caminhada pelos corredores do IFPA. Logo depois, crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas se dirigiram até suas respectivas salas para o começo das atividades em grupo.
Abertura tem dança e música emocionando os participantes do evento.
Neste primeiro dia do Eimep, os participantes debateram sobre “Minha relação com Jesus” tanto presencialmente como no formato virtual. O ponto alto do dia se deu com a abertura oficial do evento, no ginásio do IFPA.
A oração inicial foi conduzida pela diretora da UEP, Iracema Fernandes. Logo após, a presidente da UEP, Bete Abreu, pronunciou-se destacando o significado da realização do 45º Eimep, ainda no contexto da pandemia da covid-19, por ser “um momento muito importante para a família espírita”.Bete lembrou que o Encontro começou como uma reunião de jovens, em Belém, para estudar a Doutrina Espírita durante o período do Carnaval, atividade essa que cresceu e ganhou a dimensão e um evento em escala estadual. “É um Encontro de corações, que possibilita a reflexão de aspectos estruturais da nossa vida”, afirmou a presidente da UEP.
Ao abordar o tema “Eu e Jesus”, o diretor da UEP, Antônio Almeida, provocou a reflexão da plateia acerca do que se tem feito dos ensinamentos do Cristo no dia da dia, argumentando que “como espíritos imortais que somos, já entramos em contato com a mensagem de amor do Cristo, e a Doutrina Espírita vem nos mostrar a presença de Jesus em nossas vidas e a proposta dele de que modifiquemos a nossa conduta, para sermos amorosos no trato com o nosso próximo, que possamos auxiliar a quem precisa, porque a mensagem do Cristo preza pela nossa emancipação espiritual, considerando o nosso livre-arbítrio”.
A abertura do Eimep contou números de dança com a Mocidade Espírita Legião do Bem (MELB) e música com o grupo Somarte.
As atrações prosseguem até terça-feira (21). Para este domingo (19), das 8 às 12h30, serão realizados o 2º e o 3º módulos: respectivamente, “Jesus e Eu” e “Jesus na Família”. À tarde, prosseguirá a programação online até às 18h.
Na segunda-feira (20), pela manhã, será a vez do 4º módulo (“Jesus na Sociedade”) e 5º módulo (“Jesus, Mestre, Modelo e Guia”), além da programação virtual atendendo basicamente as pessoas de outras cidades paraenses que não puderam estar presentes fisicamente ao 45º Eimep.
No último dia do evento, na terça-feira (21), das 8 às 11h30, será realizado o 6º módulo: “Eu e o Pai somos um”, além da programação virtual.
O encerramento do 45º Eimep ocorrerá a partir das 11h30, no ginásio do IFPA.