A União Espírita Paraense (UEP) iniciará no dia 12 de fevereiro, em ambiente virtual, o primeiro Programa de Formação para Lideranças Espíritas no estado do Pará, tendo como tema central “Senhor, que queres que eu faça?”.
O objetivo é promover a formação de lideranças espíritas, para fortalecer as ações de Unificação do Movimento Espírita no Estado do Pará, bem como, oferecer subsídios para aprofundar conhecimentos técnicos, doutrinários e humanos aos dirigentes e trabalhadores dos Centros Espíritas que se propõem ao trabalho na Seara do Cristo.
A Diretoria da UEP criou esse Programa porque é fundamental que haja união de forças para que o Movimento Espírita alcance as suas finalidades de difusor do Consolador Prometido por Jesus, além de permitir que a Instituição Federativa Paraense possa cumprir com suas finalidades de promover a unificação do Movimento Espírita no Estado do Pará; de promover e estimular o estudo da Doutrina Espírita com base nas obras da Codificação; de congregar as Organizações Religiosas Espíritas do Estado e de promover a divulgação da Doutrina Espírita.
Essa formação está ancorada nas Diretrizes 1, 4 e 7 do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2018-2022), e no Plano Nacional da AEE para o sextênio 2020- 2025.
No documento “Orientação aos Órgãos de Unificação” está inserida a orientação de que o estudo e o aperfeiçoamento de dirigentes e trabalhadores são fundamentais para que o Centro Espírita possa atender às suas finalidades.
A elaboração do Programa teve como base as palavras de Jesus: “Quando duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, aí estarei entre elas” e a observação de Allan Kardec que alertou que não se pode estar reunido em nome de Jesus sem assimilar os seus princípios e a sua Doutrina.
Entre os diversos objetivos específicos estão: refletir sobre Jesus como “uma realidade em nossa existência, cuja vida se transformou num Evangelho de feitos, chamando por nós”, conhecer e compreender a estrutura e funcionamento dos órgãos de unificação do movimento espírita paraense, para poder contribuir para a sua efetividade e meditar sobre “como nos ajustarmos ao que Jesus espera de nós, enquanto pessoa e enquanto trabalhador espírita”.
Dividido em oito módulos a serem realizados ao longo de 2022 por meio da plataforma Zoom, o Programa contará com diversos facilitadores e contemplará temas de interesse geral do Movimento Espírita Paraense. Veja abaixo a programação completa: