Tema escolhido para o Eimep 2025:
Mediunidade com Jesus
O Encontro Intensivo do Movimento Espírita Paraense – EIMEP é um evento que costuma ser realizado todos os anos no período do carnaval e visa divulgar e difundir o espiritismo, oportunizando aos espíritas um espaço de convivência fraterna. São realizadas atividades de unificação e conhecimento, como palestras, debates e grupos de estudo.
Esse Encontro tem como objetivo oportunizar à família espírita um espaço de convivência fraterna, com vistas a análise de tema doutrinário espírita e a união e unificação do Movimento Espírita. É realizado desde o ano de 1979, sob a coordenação da União Espírita Paraense, integrando, pela sua importância, o calendário cultural do Estado do Pará.
Seu grande objetivo é o de facilitar o congraçamento da família espírita e fortalecer o movimento espírita, além de ser um programa imperdível para todos os que desejam ampliar seu conhecimento a respeito da Doutrina Espírita.
O EIMEP tem-se constituído em um grande instrumento a favor da divulgação da Doutrina Espírita e da Unificação do Movimento Espírita Paraense, além de se poder observar nos semblantes dos participantes a alegria que se constitui sua marca registrada.
A ideia de realizar um evento direcionado a juventude espírita no Pará nasceu após a participação do estado na “1ª Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil” em 1965, em Marília (SP).
Surgiu, assim, a Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Pará (COMJE-PARÁ.). Na sua primeira edição, reuniu 80 participantes, nas dependências da União Espírita Paraense, durante oito anos consecutivos (1965 a 1972). Depois de seis anos sem a realização do evento, o encontro retornou em 1979, já como Encontro Intensivo da Mocidade Espírita do Pará (EIMEP), reunindo 100 jovens de cinco casas espíritas no “Lar de Maria”.
Desde então, o maior evento da comunidade espírita no Pará só cresceu. EM 1987 agregou a pré-juventude, conta com a crescente participação de casas dos interiores do estado, sempre realizado no período do feriado de Carnaval.
Em 2018 chega na 40º edição sendo hoje o Encontro Intensivo do Movimento Espirita Paraense (EIMEP) congregando espíritas a partir dos três anos de idade, garantindo assim a participação de famílias inteiras no evento.
Sem perder a identidade evangelizadora, “o encontro proporciona momentos de reflexão, companheirismo e, principalmente, a reafirmação de fé (…), através da ampliação da consciência do mundo e dos valores éticos que a Doutrina proporciona, quando é bem entendida e, sobretudo, praticada”.
Fonte: Santana, Verônica Neuma Ferreira. O Espiritismo no Pará: 100 anos de União Espírita Paraense. Belém: UEP, 2006.
Jovens de várias casas espíritas de Belém reuniam-se pela primeira vez para estudar sobre a doutrina.
Iniciara assim uma história de mais de 40 anos de Encontro de jovens espíritas de todas as idades e locais.
O primeiro EIMEP foi a idealização de 4 jovens espíritas: Stela Pojuci, Alberto Almeida, Antônio Almeida e Heitor Lacerda. Segundo Stela ‘’Foi em setembro de 1978, em um final de semana, no Lar de Maria, com aproximadamente 135 jovens participantes, visto que o EIMEP era um encontro de mocidades espíritas e não como hoje, do movimento espírita. A realização era de responsabilidade da chamada COAP (Comissão de apoio da juventude), na época formada por Alberto Almeida, Antônio Almeida, Heitor Lacerda e eu ,Stela Pojuci de Morais. Na época tínhamos muita preocupação com o estudo doutrinário e nem lembro se houve algum momento em que a arte tenha estado presente.’’
Fonte: Revista Eimep 4.0.
- DIREX – Diretoria Executiva
- Secretaria
- Credenciamento
- COINF – Coordenadoria de Infância
- COJUV – Coordenadoria da Juventude
- DECOM – Departamento de Comunicação Social Espírita
- DEFIN – Departamento Financeiro
- Livraria
- SERCO – Serviço de Cooperação
- COART – Coordenadoria de Arte Espírita
- COAME – Coordenadoria de Atividades Mediúnicas
- Equipe Alegria
- COESP – Coordenadoria de Atendimento Espiritual
- COFAM – Coordenadoria da Família
- Temário: Faixas A, B, C, D, E, F
- CEFET (Hoje IFPA)
- Colégio Moderno
- Colégio Universo
- CTRH Marituba
- Colégio Ideal
- Lar de Maria (a primeira casa do Eimep)
- Escola de Medicina (UEPA)
- Escola Tenente Rêgo Barros
- Unama (Campus Ananindeua)